Kill Bíblia volume I (as heresias da Bíblia Dake)

13,fev,2010 por Georges Nogueira

A herética Bíblia Dake

“Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.” (Mt 18.6)

A CPAD, (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), editora confessional vinculada à CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil), publicou no ano passado a “Bíblia de Estudo” Dake e tem investido pesado em marketing e na divulgação da mesma, chegando a afirmar, em seu material publicitário que esta é a “Bíblia de Estudo” mais completa já publicada no Brasil.

Até aí, fantástico! Formidável! Toda Denominação deveria ter uma editora confessional, e toda editora confessional deveria publicar uma Bíblia com anotações que auxiliassem seus membros no estudo da Palavra de Deus. Perfeito. Grande atitude mesmo, esta da CPAD.

O único problema, nisso tudo, é que a obra em questão está carregada de heresias em seus comentários. Abaixo uma pequena lista dos gravíssimos desvios teológicos que contaminam a obra tão festejada pela Editora em questão:

“Temos muitos exemplos de Deus indo de lugares para lugares, como as outras pessoas” (nota Gênesis 11.5ª – p. 15);

“Aqui, se refere literalmente a uma luta física, provando que Deus tem um corpo e pode ser visto, sentido, segurado e tocado como um homem ou anjo” (nota Gênesis 32.24b – p. 44);

“Além das aparições anteriores, os profetas viram a Deus, sua forma, seu corpo (como o de um homem), seus cabelos, seus olhos, suas partes corporais, suas roupas, seu trono em forma de carruagem descido pelos querubins em visões” (nota 44 – p. 89);

“É óbvio que o próprio Deus fez uma viagem ao Egito para que seus próprios olhos vissem as verdadeiras condições, como fez em algumas outras ocasiões antes de agir nos assuntos dos homens na terra […] Por essa razão Deus fez uma série de aparições pessoais na terra” (nota Êxodo 3.16b – p. 102);

“Aqui temos outra prova, dentre as centenas nas Escrituras, de que Deus tem um corpo físico com partes físicas como o homem” (nota Êxodo 24.10b – p. 133);

“Aprendemos com as Escrituras que até Deus e os anjos comem e bebem” (nota Êxodo 24.11c – p. 133);

“Deve ser considerado literalmente […] Afirma-se claramente que a escrita foi feita pelo dedo de Deus e, uma vez que ele tem mãos e dedos, a afirmação deve ser entendida dessa forma” (nota Êxodo 31.18c – p. 145);

“O trono de Deus está no norte do universo” (nota em Levítico 1.11ª – p. 190);

“A habitação de Deus é o planeta céu” (nota Salmos 33.14ª – p.886). Obs: a palavra “planeta” foi amputada na edição em português);

“Nenhuma declaração nas Escrituras sugere que Deus conhece cada pequeno detalhe de cada ato e pensamento dos agentes da livre moral de toda a eternidade, mesmo antes de ele existir” (nota Deuteronômio 32.19b – p. 367);

“O corpo de Deus é como o de um homem, pois o homem foi criado à sua imagem e semelhança física […]. Toda essa descrição refere-se a uma das carruagens literais de Deus, nas quais ele se move de um lugar a outro quando bem entende […]. E Deus também tem muitas outras formas de se mover e ir de um lugar para outro fisicamente, como todos os outros seres existentes. Ele é onipresente, mas não está fisicamente em todos os lugares ao mesmo tempo” (nota Ezequiel 1.26b – p. 1309);

“[…] Deus não muda e não pode mudar seu plano e desígnio original eterno, mas pode mudar – e muda – algumas formas e meios para cumprir os planos” (nota Malaquias 3.6 “não mudo” – p. 1511);

“Deus e os anjos têm um corpo espiritual e, não obstante, eles são corpos reais, tangíveis e materializados” (nota I Coríntios 15.44ª – p. 1846);

Com todos estes absurdos presentes na obra em apreço, o marketing da editora (Confessional, lembrem-se), não deixou de exaltá-la como se a mesma fosse uma “Bíblia mais completa”. Como se a Palavra de Deus precisasse de complementos humanos (e neste caso heréticos), para se fazer ouvir.

Esses comentários são em si mesmos um veneno perigosíssimo no meio da Igreja, principalmente quando pode ser comprado em qualquer livraria por qualquer um, mesmo que não tenha este incauto nenhuma condição de compreender que esse tipo de heresia não só não é contemplada na Bíblia, como é abominada pela Igreja à qual sua editora é vinculada. A obra em apreço é pedra de tropeço e escândalo para a Igreja.

Como nos adverte o versículo citado no início deste artigo, Ai de quem fizer tropeçar um pequenino e esta obra medonha tem potencial venenoso para fazer tropeçar a muitos.

Particularmente, não sou capaz de compreender o que leva uma editora confessional, submetida à direção de uma convenção nacional, a publicar uma obra com conteúdo tão nocivo, mas esta é uma discussão para um dos próximos volumes.

16 Comentários para " Kill Bíblia volume I (as heresias da Bíblia Dake) "

  1. Irmão,

    Por que você fica maravilhado com essas coisas? Essa idéia já habita o imaginário do crente há vários anos. Precisou que ela de materializasse para que os irmãos percebessem?

    O “Deus” do crente é feito a imagem e semelhança do homem e não o homem feito a imagem e semelhança de Deus. Até “Deus” obedece aos crentes.

    O livro do Gêneses é apenas um livro de histórias para que os crentes possam discutir com os cientistas, tamanha é a carnalidade do “povo de Deus”, desprezam a verdadeira mensagem como pretexto para não se enxergarem.

  2. eduardo disse:

    money…just it…é simples assim…

  3. Cynthia Nogueira disse:

    Ou eu estou perdida neste texto ou não sou capaz mesmo de entender o que quis dizer o Júnior Bocelli.
    Onde está escrito que o autor do texto está maravilhado com a possibilidade de Deus ser tão próximo do ideal humano?
    Onde está definido que o cristão (e não vou rotular o “crente”, como definição de evangélico) não deve discutir a Bíblia em todo o seu contexto e não só o livro de Gênesis perante os cientistas? É alguma condenação? Ora, os cientistas tentam não conseguem reproduzir maravilhas criadas por Deus, como a busca da reprodução do fenômeno chamado “big bang”.
    O que se critica aqui é que mediante tantas heresias cometidas por Finis Dake (e daí ao criticar uma obra deve se entender o contexto de vida do autor dela) é que uma editora responsável pela formação e elucidação intelectual de todo um povo que deve e precisa conhecer somente a verdade do Evangelho, cometa o absurdo de publicar um livro pôdre sem nenhum cuidado ou direcionamento para aqueles que tenham condição de digerir o alimento sólido. A Bíblia, em texto de Paulo, adverte sobre isso. Nem todos podem com a brutalidade de uma obra de Dake, ou com a leitura de uma outra obra qualquer que seja mais densa, sem se confundir com o evangelho cheio de ilações humanas.
    Bíblias de estudo são bem vindas, mas devem atender um público específico que já direcionou o entendimento para coisas mais espessas, mais próprias do desenrolar do pensamento teológico.
    Eu mesma, durante muito tempo me calaria diante de teses levantadas por diversas seitas, por desconhecer e não ser revestida de toda a armadura. E ainda caminho a passos miúdos no entender das coisas do Espírito Santo.
    Por isso sejamos conscientes e observemos os frutos da árvore para que não engulamos mais uma vez o fruto dado por satanás.
    E quanto a publicação da Dake, o fogo imediato seria o melhor destino!

  4. alexandre disse:

    A questão não é se a bíblia dake, é herética, o problema é que a Igreja( reunião de pessoas), estão pouco se lixando com tanta heresia falada, escrita e pregada por muitos, pois ensinaram a “nós” cristãos que os meios justificam os fins…um absurdo, e GLÓRIA AO SENHOR QUE DISSE: A TERRA SERÁ COBERTA DE SEU CONHECIMENTO(OU PALAVRA) ASSIM COMO O MAR COBRE A TERRA, LOUVADO O SENHOR. POR ESSE DIA.

  5. Pr. Marcos Couto disse:

    Graça e paz queridos.
    De fato os comentários da Dake são complexos por demais para ser uma Bíblia destinada a massa evangélica. A formação intectual do povo de Deus está, infelizmante, em queda livre graças aos programas de auditórios que vem trazendo um grande prejuizo ao conhecimento de povo por apresentar um Deus de barganhas. Por outro lado dizer que tudo esta perdido, não estaremos valorizando o conjunto da obra.
    Acredito que, como “Bíblia de estudos”, pois é isto que a Dake é, deveria ser vendida como medicamento de tarja preta com um fim específico para um público específico e não vendida em bancas…
    Eu tenho uma Dake, e vi além desses comentários que ele expõe, na última página há um mapa mostrando todo o projeto de Deus desde o Gênesis até o final dos tempos, passando pelas “dispensações” até o “Milênio” nos apresentando a sua linha pessoal de raciocínio; vejo como nocivo, pois induzirá a muitos a seguir sua visão ao passo que, escolhas doutrinárias tem ser feitas com base em estudos pessoais e aprofundados dentro do campo da Teologia e não da acheologia.
    Tendo a Dake comentários “heréticos” e um mapa escatológico próprio, a torna um manual reliogioso extra Bíblico tal qual tem os Mórmons, Testemunhas de Jeová e outras; a Bíblia não é patrimônio pessoal e nem monopólio de uma determinada religião, Ela é um bem de Deus para o homem, todo homem que n”Ele crer.
    Como Bíbila de estudos, ela é excelente, digo isso pois tenhos minhas convicções e a Dake vem a ser meu contra-argumento e isso me edifica.

    Quanto ao mais irmãos, um estudo mais aprofundado da Bíblia (Palavra de Deus e não os comentários de Finis Dake),nos trará crescimento espritual pois é isso que nosso povo precisa, crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    No amor de Cristo.

    Pr. Marcos Couto.

  6. Amado irmão Georges

    Como disse anteriormente, este blog é um verdadeiro norteador para aqueles cristãos que estão, de fato compromissados com a verdade.
    Deus te conserve desta forma.
    Quanto a questão da Bíblia Dake, acho que os comentários, por si já falam.
    Abraços
    Em Cristo

  7. eliane disse:

    apostasia nos ultimos dias é assim que vejo os comentarios Dake.
    quanto a nos permanecemos firmes na palavra de Deus pela Graça do Senhor, ate a sua volta.MARANATA, ALELUIA.

  8. Reverendo Alves disse:

    Meus irmãos graça paz…
    A interpretação fundamentada na “Iluminação” humana gera como consequências contextos bastardos, a pobre exegese e a superficial hermenêutica de alguns, conduz aos muitos menos estudiosos da Palavra de Deus à também superficialidade do texto biblico e a formulação e concretização das heresias modernas. Que o Evangelho, a Palavra Deus não seja abortada por certas notas de rodapé. Sejamos coerentes e mais fiéis a Maravilhosa e Contextual leitura do livro dado po Deus aa humanidade.
    Deus seja louvado e nos abençoe.

  9. pr. izaias gomes disse:

    Este comércio na igreja vem aumentando, na mesma proporção, que a igreja vem diminuindo a oração, o povo parou de buscar em Deus, passou a buscar conhecimento no homem, que é falho, corrupto, hoje tem mais valor um “pastor” contador de piada, que faz a igreja dar muitas risadas, do que um que chama a igreja a realidade, Jesus está voltando!!!

  10. Simplesmente Ronaldo servo de Deus. disse:

    Isto é , simplesmente falta de oração, jejum e a verdade, vigiar sempre, Jesus Cristo esta voltando e voce pode ficar.
    Jesus Cristo, sofreu no calvário por nós pecadores.
    O que Jesus Cristo te responderia, se voce falasse sobre exegese, hermenêutica,etc….
    Por favor, voltem alguns anos atrás, aonde tinha irmãos na Igreja que pouco sabiam ler algumas palavras, mas a sua ligação com Deus eram genuinamente, e Deus respondia suas petições, com batismo e fogo.

    Amo a todos voces, fiquem com os estudos, que eu ainda continuarei com Jesus Cristo nosso Salvador.

  11. Simplesmente Ronaldo:
    Você é simplesmente hilário!
    Vamos voltar “alguns” anos, então:
    Quando Deus escolheu para si um povo, o que Ele fez primeiro, foi mandar aquele povo escrever, ler e meditar em seus mandamentos. Essa defesa apaixonada da ignorância não o levará a lugar algum. Com toda certeza, Deus não deixa de amar os ignorantes, mas o servo bom e fiel é o que se aplica a estudar e compreender verdadeiramente seus estatutos.
    Cuidado com essa postura, porque, sem entendimento, o “fogo” que você recebe pode estar vindo de outro lugar, sem que você consiga discernir.
    Em Cristo,
    Georges Nogueira.

    • MARCIO disse:

      Esta visão dos crentes que a terra é o centro do universo e Deus é um ser antropomórfico, está ultrapassada desde Galileu é uma visão trogloditesca….a mesma que mandava pra fogueira qualquer um que pensasse o contrário ou ainda hoje fazem atentados em nome do santo…
      Senhores quando vão acordar…. o universo tem 100 bilhões de galáxias com 200 bilhoes de estrelas cada, este numero é absurdo existem possivelmente mais extrelas no universo que grão de areias em todas as praias terra, aí o criador disto tudo desce com cabelos cacheados e lindos olhos azuis para defender Israel em guerras microbianas que não fazem, a menor importancioa na ordem do Comos.
      Caiam na Real isto é engodo, quem precisa de pastor é ovelha!!!

      • Georges Nogueira disse:

        Caro MARCIO:

        O conteúdo de sua resposta me leva a crer que você é um ateu. Naõ tenho problema nenhum em conviver com ateus. Tem até um ateu que, vez por outra, frquenta nosso blog e discute alguns temas conosco.

        Mas o problema com suas afirmações é que elas são todas um tanto confusas. Vamos e elas, uma por uma.

        MARCIO disse:
        “Esta visão dos crentes que a terra é o centro do universo e Deus é um ser antropomórfico, está ultrapassada desde Galileu é uma visão trogloditesca….”

        Eu lhe digo que essa sua visão sobre os crentes é que trás a marca de um verdadeiro troglodita. Você demonstra não só um grande desconhecimento sobre o que os “crentes” pensam, quanto uma incapacidade grotesca de compreender o que você lê. O artigo que vocêcomenta ataca justamente algumas dessas afirmações, porque a Bíblia não diz nem que a terra é centro do universo, nem que Deus é antropomórfico. Ao contrário, o antropomorfismo na Bíblia é utilizado comente como ilustração, ou alegoria, para que a sua mensagem fique mais clara ao leitor.

        MARCIO disse:
        “a mesma que mandava pra fogueira qualquer um que pensasse o contrário ou ainda hoje fazem atentados em nome do santo…”

        Aqui você dá mais uma prova da sua ignorância gritante. Os “crentes” não mandavam para a fogueira. Eles eram mandados para lá pelos católicos. E os atentados são coisa de muçulmanos. Nenuj cristão cometeria atentado algum contra ninguém, porque não é isso que a Bíblia ensimna. Mas como você não leu…

        MARCIO disse:
        “Senhores quando vão acordar…. o universo tem 100 bilhões de galáxias com 200 bilhoes de estrelas cada, este numero é absurdo existem possivelmente mais extrelas no universo que grão de areias em todas as praias terra,”

        E onde foi que a Bíblia conta o número de estrelas, pode me dizer? Gostaria muito que você indicasse as referências das pesquisas científicas que você citou, de onde extraiu esses números. Só espero que essas pesquisas não falem em “extrelas”, ou em “grão de areias”.

        MARCIO disse:
        “aí o criador disto tudo desce com cabelos cacheados e lindos olhos azuis para defender Israel em guerras microbianas que não fazem, a menor importancioa na ordem do Comos.”

        Aqui, algumas questões interessantes precisam ser levantadas:
        1 – Onde você leu, na Bíblia, olhos azuis e cabelos cacheados?

        2 – Quem disse que Israel não tem “importancioa”

        3 – O seria “Comos”?

        MARCIO disse:
        “Caiam na Real isto é engodo, quem precisa de pastor é ovelha!!!”

        Eu diria que você precias não somente de pastor, mas de uma boa alfabetização também.

        MARCIO: Não tenho nada contra os ateus, e acredito que é um direito seu você pensar como quiser. Só lhe peço que pelos menos tente parecer inteligente ao criticar alguma coisa, para que você não seja envergonhado.

  12. A Paz do Senhor.

    Comprei recentemente uma Bíblia Dake e fiquei surpreso por saber que alguns comentários são heresias.
    Estou colhendo muitas informações e tirando minha conclusões. Acho que temos que comer o peixe e saber tirar os espinhos para engasgarmos.
    Pastor Marcos Couto, gostaria de esclarecer sobre o Plano Divino através dos séculos que está no final da Bíblia Dake. Este plano foi escrito pelo Missionário Americano Lawrence Olson na cidade de Lavras -MG de onde sou. Este Missionário é um grande homem de Deus e Este plano foi ingressado nesta bíblia de Estudo. Não faz parte das pesquisa de Dake.
    Inclusive existe lançado pela CPAD um livro deste mesmo autor (Lawrence Olson) chamado O Plano Divino através do Séculos.
    Att; Pb. Cosme Bittencourt (Assembléia de Deus – Madureira Pr Presidente Jose do Nascimento)

  13. Olivar Alves disse:

    Márcio, o Georges já disso tudo o que alguém como você precisa saber.
    Mas, só quero pontuar uma coisa que para mim é uma incoerência.
    Os cientistas ateus (nem todos os cientistas o são) vivem arrotando em nossa cara que pressupostos religiosos não levam à verdade.
    Mas, quando estudo os tais “pressupostos científicos” (pressupostos e nada mais) o que mais vejo ali são elementos religiosos, ou seja, que necessitam de fé para se aceitá-los.
    Não sou contra a Ciência.Devemos muito a ela, mas, não posso admitir que babaquices sejam empurradas para mim como se fossem ciência. Os argumentos que são usados por pessoas que pensam como você não passam de pressupostos religiosos.
    Uma explosão que gerou vida. Desde quando explosão gera vida. Minha cafeteira italiana explodiu na minha cozinha e só fez estrago. E mesmo que tivisse havido alguma explosão, quem (ou o quê, como dizem vocês) acendeu o estopim?
    Sinceramente, se se trata de lógica (mais não se trata) eu fico com a Bíblia, que me mostra quem fez tudo isso, em vez de crer (e é matéria de fé mesmo!) no que a ciência diz que tudo é obrado acaso.
    Você se recusa a acreditar que Deus formou o homem do pó da terra, mas,crê que o homem é poeira de estrela. Que originalidade!!!
    Por outro lado, você não deve se assustar mesmo. Ser crente em Deus é coisa para poucos. É a maior honra que podemos ter. Que pena que você ainda não a tem…
    Enquanto isso, fique brincando com seus telescópios e lunetas tentando achar algum sentido à sua vida medíocre e microbiótica.


Deixe um comentário

Para garantir a publicação de seu comentário, respeite nossa política de uso que você pode conhecer clicando aqui.

Antes de nos dizer que não podemos julgar, clique aqui e descubra que não só podemos como devemos.

XHTML: Você pode usar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>