Sobre Ronaldo Bezerra

Rev. Ronaldo Bezerra de Oliveira e Souza é ministro da Igreja Presbiteriana do Brasil (jubilado por invalidez) em Vitória – ES, e é um ferrenho defensor do Evangelho de Cristo.

biografia de Ronaldo Bezerra

Espaço reservado

Aguarde nosso Videocast

Quando Jesus está presente na Família (parte II)

25,out,2010 por Ronaldo Bezerra

Leia a primeira parte do artigo neste link.

Terceira liçãoquando Jesus está presente os piores e mais críticos problemas tem solução: esta é uma grande verdade que podemos absorver do texto e que é de grande utilidade para a nossa vida familiar. Vejam o que nos ensinam os versículos 10 e 11 do texto que estudamos:

“e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.” (Jo 2.10-11).

É importante notarmos, irmãos, que como família vivemos problemas e realidades diferentes. Nossos sorrisos são motivados por situações diferentes, assim como nossas lágrimas e dores também. Mas a uma coisa precisamos estar atentos: a presença de Jesus Cristo em nossa vida, em nossa família e em nosso casamento, fará com que os problemas tenham solução. Fará com que o perdão seja algo factível e real. Fará com que a possibilidade de concretização de bodas de prata, bodas de ouro e bodas de diamante seja possível. Fará com que vivamos para a glória de Deus pai!

Toda ação de deus em prol de nossa vida, em prol de nossa felicidade, só tem um fundamento  e este é o grande amor com que Deus nos ama. Não queira imaginar que você tem direitos. Por favor , não se iluda quando alguém lhe diz que você tem o direito de ser feliz. Não queira imaginar que você merece. Por favor, não se iluda quando alguém lhe diz que você merece ser feliz. Todo o apoio, toda a solução que Deus traz à sua vida e a seus problemas familiares é resultado de amor e não de direito ou mérito.

Aquele membro da família que entender que o que tem de bom é resultado da graça de deus em sua vida, aprenderá mais facilmente a demonstrar graça ao outro. Procure buscar a solução de seus problemas em Deus através da oração. A solução está na oração. Lembre-se:

  • Só Deus é capaz de dar um coração de carne àquele seu familiar que está com o coração de pedra;
  • Só Deus é capaz de formar corretamente a personalidade do seu familiar e é capaz de mudá-la;
  • Só Deus pode converter o coração dos pais aos filhos;
  • Só Deus pode consertar o seu marido e torná-lo um homem segundo o coração de Deus;
  • Só Deus pode consertar a sua esposa e torná-la uma mulher segundo o coração de Deus.

Lembre-se: somente Deus é capaz de consertar o que foi estragado pelo pecado ! Não existe alguém capaz de transformar água em vinho, principalmente no melhor vinho. Por mais preparado que o médico, ou psicólogo, ou psiquiatra, ou pastor seja, ele não pode transformar água em vinho. Isto é algo que só Jesus pode fazer!

Mesmo vivendo dias de tantos milagres, de tão propagados milagres , este é um que você jamais ouviu falar nele depois deste fato ocorrido nas bodas de caná da galiléia. Transformar vidas é algo que só Deus pode fazer e por isto a presença de Jesus Cristo em nosso lar, em nosso casamento é necessária, é urgente, é fundamental, é imprescindível.

Lembre-se irmão e irmã: se a sua família está mal, Jesus Cristo pode consertá-la. Não importa a dimensão do problema, não importa a “altura do campeonato”. Mesmo que vocês estejam vivendo há  dez anos infelizes, Jesus Cristo pode dar-lhes o melhor. São 20 anos de infelicidade? E daí?

Quarta lição – cuidado com as novidades: Deus usou o que eles tinham para ajudá-los na solução de seu grande problema. Vivemos dias interessantes, quando o homem parte na busca do novo e isto tem sido uma das grandes causas da bagunça que invade a igreja de Jesus nos dias de hoje. A mídia, de forma grosseira, mas intensa, tem dito para as famílias da necessidade do novo, de se jogar o velho fora e buscar o novo. Isto é um perigo grande e tem sido a causa de muitas trocas, principalmente de marido que quer trocar a esposa, companheira, ajudadora, mas agora já madura, por uma menininha de 20 anos.

Precisamos de coisas novas no casamento. Precisamos fazer coisas que nunca fizemos. Precisamos aprender novas posições sexuais. Precisamos dar um tempo para cada um. Precisamos viver em casas separadas. Precisamos sentir saudade um do outro. Enfim, precisamos de coisas novas.

Veja que não foi assim que Jesus Cristo agiu ao enfrentar um problema sério com aqueles donos da festa em Caná da Galiléia. Veja bem irmão: Jesus usou as talhas que eles tinham – eram seis talhas usadas – não eram novas, não foram comprar novas talhas:

” Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente” (Jo 2.7).

Nós, seres humanos, temos por princípio achar que a solução de nossos problemas está em termos o que não temos,  a solução está na busca do novo. Isto é tão verdade que o marketing sabe que um carro novo vendido em 72 meses, atrai muito mais que um carro do ano passado, mesmo que a gente pague 150% de juros. A gente sempre vai dizer: mas é novo, né? Já se criou até mesmo o ditado: “a melhor marca de carro é novo!” Por isto, tantos e tantos querem uma mulher nova, um marido novo, querem pais novos, filhos novos, mesmo sabendo que só estão trocando os problemas.

Tenha muito cuidado com a busca do novo para a sua vida, para a sua família. Quantos casais cristãos, estão agora descobrindo o quão bom é freqüentar motel. Mas pastor, o senhor está sendo muito radical. A gente vai lá como marido e mulher. Que mal pode haver nisto? Lembro-lhe irmão e irmã do salmo 1: bem-aventurado (feliz no padrão de Deus) é aquele que não anda, não se detém e nem se assenta com os escarnecedores. Lembro-lhes também de abster-se de toda aparência do mal – não é recomendação bíblica fugir apenas do mal, mas também daquilo que aparenta ser mal:

“abstende-vos de toda forma de mal” (1Ts 5.22)

Preciso de um computador novo. Preciso de um celular novo. Preciso de um vestido novo. Preciso de um pen drive novo. Preciso de uma bicicleta nova. Preciso de uma esposa nova. Preciso de um marido novo. Preciso de coisas novas em minha família. Cuidado – as coisas novas que estão surgindo em relação à família, em relação a marido e mulher, são muito perigosas e, na grande maioria das vezes, não estão de acordo com a palavra de Deus. Acabou o vinho em sua festa de casamento? Lembre-se: Jesus Cristo quer que você encha novamente as talhas usadas para a purificação, as que você tem em sua casa. Vejam bem irmãos – jesus disse: enchei de água – mas de água senhor? O que acabou , talvez o senhor não saiba, foi o vinho. O que acabou foi o sonho, acabou a atração, acabou a confiança e o senhor vem dizer a mim, experiente como sou, vivendo com esta mulher, com este marido por tanto tempo, para encher as talhas, já usadas, com tantas tentativas, para enchê-las de água? Senhor, acho que o senhor não conhece bem o meu marido, minha esposa, meus filhos, meus pais ou do contrário entenderia que o problema é outro, o problema é vinho, Senhor, e não água!

Prestem bem atenção, irmãos : muitas vezes rejeitamos a água, porque ela é comum e temos acesso normal a ela. Queremos algo maravilhoso e não admitimos que Deus use algo tão comum e simples para corrigir a nossa vida, para consertar o inconsertável; muitas vezes rejeitamos a água, porque ela está ao nosso alcance e precisamos obedecer à voz de Jesus Cristo sem desculpas. Se Jesus nos mandasse encher as talhas de ouro, poderíamos nos desculpar com ele: Senhor, não tenho dinheiro para comprar tanto ouro. Senhor, até que dinheiro eu tenho, mas não existe tanto ouro disponível no mercado. Outras desculpas não nos faltariam, mas a ordem de Deus é que enchamos as talhas com água e para isto precisamos apenas obedecer, porque temos água disponível.

Mas como é difícil obedecer não é? Como é difícil entender que a ordem de Deus é para mim e não para outro membro de nossa família; muitas vezes rejeitamos a água, porque na pequenez da nossa fé não acreditamos que Deus possa modificar a realidade da nossa família, possa interferir beneficamente em algo que está tão desastroso e ruim. Irmãos, muitas e muitas vezes temos nos esquecido de que transformar a água em vinho é tarefa única e exclusiva de Deus. O homem não pode fazer isto, mas Deus pode! Deus pode alterar moléculas, como pode fazer isto com o nosso caráter.

Quem pode transformar a vida de sua esposa, marido não é você com sua docilidade ou agressividade, mas Deus. Quem pode transformar a vida de seu marido, esposa, não é você com sua postura, mas Deus. Quem pode transformar a vida de seus filhos, pais, não são vocês, mas Deus. Quem pode transformar a vida de seus pais, filhos, não são vocês, mas Deus. A transformação em nossa família, em nosso relacionamento conjugal, acontecerá mediante a intervenção do Espírito Santo de Deus e não de outra forma qualquer, por mais técnica, bem feita e preciosa que seja.

Quinta lição – o que Deus faz é muito melhor do que o produto do homem: esta é uma visão maravilhosa do final deste texto que estudamos. Veja o versículo 10 – Jesus Cristo não tinha nenhuma experiência na produção de vinho, mas ele é Deus e somente ele é capaz de fazer o melhor vinho da água normal, pelo processo sobrenatural para nós e natural para ele (a Deus tudo é possível). Precisamos considerar o que temos pedido a Deus em nossas orações. Qual marido tem orado pedindo a Deus que o capacite a fazer sua esposa feliz? Quem tem orado pedindo a Deus para ser um homem segundo o coração de Deus? Qual esposa tem orado pedindo a Deus que a capacite a fazer seu esposo feliz? Quem tem orado pedindo a Deus para ser uma mulher segundo o coração de Deus ? Que pais têm orado sem cessar pedindo a deus que os capacite a serem pais que criem seus filhos na disciplina e da admoestação do Senhor, que sejam pais exemplos para seus filhos?

Quero encerrar nosso estudo neste momento, lembrando a você que em seus momentos de festa , mesmo que o vinho acabe, você pode ter o melhor dos vinhos. Basta pedir a Jesus Cristo que transforme a água em vinho e lembre-se: só Jesus Cristo pode fazer isso!

Oração final: Senhor Deus, abençoe as famílias representadas e sendo presente em suas vidas, tanto de forma individual como de forma coletiva. Permita, Senhor, que elas vivam tão felizes, que o mundo possa reconhecer nelas e em sua felicidade a presença augusta e santa do Senhor. Que haja transformação nas famílias pela presença maravilhosa de teu filho Jesus Cristo conosco. Que o teu Espírito Santo possa encher o coração de cada marido e de cada esposa aqui. Esta senhor, é a nossa oração em nome de teu filho Jesus Cristo. Amém.

Trackbacks/Pingbacks para este artigo

  1. palavraqueliberta.com.br Quando Jesus está presente na Família (parte I)

Um comentário para " Quando Jesus está presente na Família (parte II) "


Deixe um comentário

Para garantir a publicação de seu comentário, respeite nossa política de uso que você pode conhecer clicando aqui.

Antes de nos dizer que não podemos julgar, clique aqui e descubra que não só podemos como devemos.

XHTML: Você pode usar as seguintes tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>